O Oscar 2017 está chegando e a expectativa em torno dos filmes que irão concorrer à premiação aumenta a cada dia. Desde o lançamento dos primeiros trailers já se pode perceber quais são os candidatos mais prováveis à estatueta dourada.

Entre os favoritos, um dos filmes que mais vem chamando a atenção é La La Land - Cantando Estações. Dirigido por Damien Chazelle, o musical conta a história de um pianista e uma atriz que se conhecem em Los Angeles e tentam conciliar o amor com as suas carreiras. Ryan Gosling e Emma Stone assumem os papéis principais e estão sendo bastante elogiados por suas atuações. As músicas também têm sido muito comentadas pela crítica especializada e é possível que o filme leve a premiação de Melhor Trilha Sonora. La La Land já ganhou sete Globos de Ouro e é um forte candidato a levar o Oscar.

Outro filme que tem grandes chances de ganhar é Moonlight - Sob a Luz do Luar. A produção conta a história de Chiron, um jovem negro que cresce em uma comunidade pobre de Miami e luta para encontrar seu lugar no mundo enquanto se descobre homossexual. O longa, dirigido por Barry Jenkins, tem sido muito elogiado pela crítica e já ganhou o Globo de Ouro de Melhor Drama. Mahershala Ali, que interpreta Juan, o mentor de Chiron, também é um dos favoritos para levar o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante.

Manchester à Beira-Mar também é um dos favoritos ao Oscar 2017. Dirigido por Kenneth Lonergan, o filme conta a história de Lee Chandler, um zelador que precisa voltar à cidade onde nasceu para cuidar de seu sobrinho após a morte de seu irmão. Casey Affleck, que interpreta Lee, tem sido bastante elogiado e é um dos favoritos a levar a estatueta de Melhor Ator. Michelle Williams, que interpreta a ex-esposa de Lee, também ganhou destaque por sua atuação e pode levar o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

Completando a lista dos favoritos, temos A Qualquer Custo, dirigido por David Mackenzie, e Lion - Uma Jornada para Casa, dirigido por Garth Davis. O primeiro conta a história de dois irmãos que decidem roubar bancos para evitar que a fazenda da família seja hipotecada. Já o segundo, baseado em fatos reais, narra a história de Saroo, um menino indiano que se perde de sua família e passa a morar nas ruas de Calcutá até ser adotado por uma família australiana. O filme tem sido elogiado pela atuação de Dev Patel, que interpreta o protagonista adulto, e por Nicole Kidman, que interpreta a mãe adotiva de Saroo.

Ainda que esses sejam os favoritos, a premiação do Oscar sempre reserva algumas surpresas e, até o anúncio dos vencedores, tudo pode mudar. Mas independentemente de quem levar a estatueta dourada, uma coisa é certa: todas as produções que concorrem ao prêmio de Melhor Filme são muito bem-sucedidas e merecedoras de destaque. A entrega do Oscar 2017 está marcada para o dia 26 de fevereiro e promete surpreender mais uma vez.